quinta-feira, 6 de maio de 2010

ESTILO LOFT

LOFT, em inglês, significa depósito ou sótão.
Criado na década de 70, este “estilo” de morar nasceu em New York, em regiões então decadentes como o Soho. Lá, velhos armazéns e galpões foram reformados e viraram residências de artistas, profissionais liberais, executivos e publicitários. Era uma arquitetura descolada de se viver.
Ateliê, quarto, sala, banheiro e cozinha se confundiam em um mesmo salão. Os lofts eram uma opção barata de moradia. Nos anos 70, com a revitalização de seu entorno pela prefeitura de Nova York, viraram moda e encareceram. Em Manhattan, os menores lofts de West Village (que vão de 55 a 78 metros quadrados) custam entre 800 000 e 1,9 milhão de dólares, segundo dados divulgados em setembro pela empresa americana Corcoran Group.
Contemporâneo, as reformas foram feitas e os lofts ficaram conhecidos por não terem paredes dividindo ambientes, uso de mezanino em madeira ou ferro, pé-direito alto e uso de escadas ou mesmo elevadores de carga.
Le Corbusier, na década de 20 já pensava e criava projetos super moderninhos para a época.
Grandes janelas, tubulação aparente, vãos livres e iluminação bem pensada são características importantes para se ter um loft aconchegante.

O que um loft genuíno tem:
No Brasil, arquitetos criticam os lofts lançados no país dizendo que a popularização do gênero fez com que os projetos ficassem cada vez mais distantes do conceito original. Muitos dúplex encontrados no mercado, por exemplo, embora não sejam nada amplos, são vendidos como lofts só por causa do pé-direito duplo. Em Nova York, onde o sucesso desse modelo de habitação também fez surgir adaptações, já se fala em "lofts-fake" ou "apartamentos loft-inspired".

Veja a lista de características de um genuíno loft .
• Pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros.
• Ausência de paredes como divisões internas
• Ambientes conjugados preferencialmente em um nível só.
• Colunas de sustentação aparentes.
• Tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado.
• Ausência de forro e piso. O chão é de cimento.
• Uso de materiais frios, como cerâmica.
• Iluminação natural garantida por grandes janelas.

Eu particularmente AMO o estilo loft para viver.
É cool, é fresh, é lo-hi. É jovem, alto astral e pra todas as idades.
Enjoy it!















Um comentário:

Sara disse...

Sempre que você pode decorar sua própria casa deve fazer para realmente sentir-se, espero que quando me mudei para fazê-lo se eu conseguir um Aluguel apartamentos buenos aires

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails