quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUARTOS DE BEBÊ

Olá.
Como o Henrique (meu primeiro sobrinho) chega em setembro e me deu até vontade de ter o meu baby também... escolhi esse tema para colocar aqui no blog.
Ultimamente, com as tendências e a criatividade de arquitetos e decoradores, os projetos de quartos de bebê saem do papel para a realidade cada vez mais distantes de tons pastel e poltronas estilo bergére.
Uso de cores fortes já está sendo visto em inúmeros projetos de revistas e eventos de decoração pelo Brasil e pelo mundo, porém, deve-se observar atentamente que estas cores fortes ficam “longe” do olhar do bebê, para não afetar a criança. Além disso, para mostras de decoração tudo é válido.
Os tons neutros ainda predominam para garantir versatilidade ao ambiente, que muda a cada fase da criança, aparecendo nas tintas de tonalidade off-white usadas em contraste com cores marcantes, ou em composições sutis, ora dando maior conforto, ora proporcionando o estímulo necessário para o desenvolvimento desse serzinho tão delicado.
O quarto deve passar para o novo morador, uma sensação de aconchego, segurança, proteção e amor, ou seja, o mesmo que sentia na barriga da mãe.

Veja algumas dicas para aproveitar bem o espaço:
1. Dê prioridade à circulação. Não adianta colocar cômoda, berço, cadeira e a cama da babá se você não conseguir caminhar entre os móveis.

2. Escolha móveis básicos, que agreguem mais de uma função. Cômodas compactas podem ter sapateira e varão para cabide.

3. Existem modelos de berços menores que os mais tradicionais. Eles possuem 70 cm de largura por 1,30 m.

4. Cortinas até o teto ampliam o ambiente. Prefira tecidos leves, vaporosos e transparentes para garantir uma boa iluminação.

5. Cadeiras para amamentação já são produzidas em modelos compactos, de 70 cm por 70 cm.

6. Se a cama da babá for imprescindível, mas não couber no espaço, coloque-a no lugar da cadeira de amamentação e compre uma almofada que lhe dê suporte. Outra opção é comprar uma cama menor, de 75 cm por 1,85 m.

7. Não abuse na decoração. Ou você escolhe prateleiras na parede ou quadrinhos.

8. Tapetes devem ser proporcionais ao tamanho do quarto. Os de tear, feitos de algodão, em cor palha ou em dois tons, dão charme sem poluir o visual do ambiente.

9. Prefira pintar as paredes com cores claras e lisas. Pinturas com desenhos ou com listras, por exemplo, roubam a cena e diminuem o ambiente. Se quiser, eleja uma parede e pinte-a com uma cor mais escura, para compor com o tom claro. Outra opção é pintar todas as paredes do quarto até a metade, colocando um tom pastel na parte superior.

10. Pisos laminados ou de vinil e carpete de madeira ampliam o espaço.
(http://revistacrescer.globo.com)

Paredes

As paredes devem ser pintadas com cores claras e discretas, e se puderem ser lavadas, melhor. Se preferir, pinte apenas a parede que seja mais visível ao entrar no quarto ou aquela atrás do berço.
As cores tem vibração e podem afetar as crianças.

As mais recomendadas são: azul bem clarinho (para meninos), rosa bem clarinho ( para meninas), verde bem clarinho ou bege bem suave. Nada de rosa ou azul berrantes.

Evite vermelho e branco. O vermelho não deve ser usado em nenhum cômodo por ser muito agitado, estimulante e agressivo. E o branco não estimula os sentidos da criança.
Evite o uso de sancas, tapeçarias ou outros ornamentos de gesso que favorecem o acúmulo de poeira.

Móveis e acessórios

As cores vivas e os desenhos devem ser colocados em cortinas, cadeiras ou em outros detalhes.

Como a visão do bebê nasce muito restrita e vai melhorando aos poucos, é recomendado que o quarto tenha pontos de interesse em cores fortes como móbiles borders e rodameios.
Laqueados são bonitos, fáceis de limpar e não sobrecarregam o quarto.

Se preferir móveis de madeira, prefira os claros, como o padrão marfim.

Evite colocar no quarto bichos de pelúcia. Escolha os brinquedinhos em plástico lavável e atóxico e que não soltem peças que possam ser engolidas.
Coloque somente os móveis necessários no quarto, para facilitar a circulação.

Tapetes

Não é aconselhável a colocação de tapetes no quarto, para evitar poeira e acidentes. Caso faça questão, prefira os laváveis e antiderrapantes.

Iluminação

Coloque um dimer para controlar a iluminação do quarto.Deixar uma luzinha acesa à noite no primeiro ano é muito mais importante aos pais do que para a criança. Apenas depois do primeiro ano ela começará a associar luz com segurança.

Berço

O bebê pode dormir no quarto dos pais até 2 meses. Ele pode dormir no carrinho, no moisés ou na cestinha, mas passado este período, quando ele começar a girar sozinho, o berço passa a ser fundamental.

Deve ser colocado entre a janela e a porta para evitar as correntes de ar e deve-se escolher um colchão de espuma, forrado de tecido (não use forro plástico no berço).

Prefira o berço com duas alturas ou de grade móvel. Isso facilita o manuseio do neném nos primeiros meses. Escolha um berço com grades arredondadas e que tenham no máximo 8 cm de separação entre uma grade e outra.
Compre protetores laterais e de cabeceira para berço. Ele deve ficar sempre bem preso, sem laços ou cordões ao alcance dos bebês.

Se possível, adquira a cama com o auxiliar por baixo.
Enquanto a criança é pequena, o auxiliar serve como baú para os brinquedos.
Quando crescer, é usado para receber os coleguinhas que forem dormir.
A hora certa do bebê deixar de usar berço é quando ele conseguir apoiar os braços sobre a grade.

Lençóis

Se o lençol tiver elástico na borda e fizer um conjunto com edredom, melhor, pois o bebê fica mais confortável. Escolha lençóis de algodão, sem muitos bordados ou aplicações que dificultem a lavagem.

Colchão

A escolha de um enchimento antialérgico é aconselhável, pois poderá ser lavado à máquina.
Veja se o colchão se ajusta perfeitamente ao estrado para que não sobre espaço onde o bebê possa prender a mão.

Travesseiro

Até dois anos de idade o bebê não precisa de travesseiro, porém, providencie alguns itens para a decoração do quarto como móbiles, bichinhos de pelúcia, almofadas, etc..

Banheiro

Caso o quarto da criança for uma suíte, mantenha a porta do banheiro sempre fechada.

Piso

Escolha um piso prático. Se os pais forem alérgicos, terão grandes chances de terem um filho alérgico. Neste caso, evite o carpete.

Escolha o vinil, mais recomendado quanto à facilidade de limpar e não juntar poeira.
Em locais quentes, também utiliza-se bastante a cerâmica. Em locais frios, use a madeira.
Quando não for possível tirar o carpete, aspire-o diariamente.

Cortinas

Prefira cortinas simples e fáceis de lavar. Evite aquelas volumosas e com babado.
Retire os móbiles quando o bebê completar 5 meses, pois a partir daí ele vai querer pegá-los e pode se machucar com os fios.

Cômoda

Escolha uma cômoda de altura apropriada à mãe, pois é aí que ela trocará o bebê.Deixe tudo à mão para não ter que se distanciar do bebê. Caso tenha que pegar algo, nunca deixe o bebê sozinho, sempre o leve com você.

Poltrona

Escolha uma poltrona confortável para amamentar. A mãe deve conseguir encostar a planta dos pés no chão e as costas inteiras no encosto e deve ter apoios para os braços para que ajudem a segurar o bebê. O canto para amamentação deve ter uma iluminação suave e uma mesinha ao lado da poltrona para que a mãe possa colocar alguns objetos, como jarro e copo com água (amamentar dá sede), relógio, etc.

Ventilação

Evite o uso de ventiladores diretamente na criança e do ar condicionado. Em casos de calor extremo, use ventiladores de teto na função exaustor.

Janelas

Use persianas, que são mais fáceis de limpar. Se optar por cortina, use tecidos mais leves e sem babados ou pregas para não acumularem muita poeira.

Coloque telas na janela para evitar a entrada de insetos. Evite o uso de mosqueteiro, pois junta poeira e pode ser puxado pelo bebê se as pontas ficarem ao seu alcance.
(http://www.organizesuavida.com.br)

















4 comentários:

Cristina Valluy disse...

Oi Rê,

Que ambientes lindos. Deu até vontade de ter outro bêbê...

Beijos

Kelly Holanda - Estimula Kids disse...

Que lindo!!!
adorei as dicas hehe
Parabéns pelo blog, é maravilhoso

Anabela disse...

Acho estes quartos lindos. Gostei muito da árvore de decoração de parede da foto 10. Onde posso encontrar esta árvore?

Unknown disse...

Os Adesivos são maravilhosos e podem deixar a decoração do ambiente com um ar de estar sempre bem arrumado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails